A lista identificou mais de 500 celebridades de preferência
do público: Ivete Sangalo, Luciano Huck, Xuxa e Silvio Santos lideram
Ao analisar os resultados da mais ampla pesquisa já
realizada sobre a relação entre consumidores e celebridades, a área de pesquisa
de mercado do Grupo Abril teve uma surpresa: diferentemente do que se imagina,
não há consenso na preferência nacional pelas figuras admiradas pela população
feminina brasileira.
Ocuparam os primeiros lugares do estudo a cantora Ivete Sangalo e os
apresentadores Luciano Huck, Xuxa Meneghel e Sílvio Santos, com
índices de admiração que atingiram, no máximo, 7% dos entrevistados. A partir
daí, a lista abrange mais de 500 diferentes personalidades do mundo da
televisão, cultura e política. [...]
Segundo os resultados, ser bom exemplo à sociedade (73%) e ter valores e
princípios admiráveis (67%) são atributos muito mais relevantes para a
preferência por celebridades do que beleza, poder ou identificação (veja quadro clicando aqui). Para Fassone, essas características revelam
uma nova maneira de percepção social dos famosos, para quem questões sempre
difundidas como essenciais se mostram não tão importantes. De acordo com ele,
as marcas podem aproveitar estes atributos positivos, associando seus produtos
a eles.
A pesquisa ouviu mais de seis mil mulheres, consumiu mais de três mil horas de
entrevistas durante seis meses, foi elaborada em quatro fases — tanto com
consumidores, quanto com especialistas e profissionais de mercado — e será
apresentada ao mercado no dia 14 de agosto.
Fonte: Meio & Mensagem
